O que acontece se minha cirurgia plástica der errado?

Insatisfações com resultados de cirurgia plástica são mais comuns do que imaginamos, principalmente no Brasil, um dos líderes na realização dessa cirurgia.

Primeiramente, devemos esclarecer melhor a questão e definir bem o que é “dar errado” em cirurgia plástica.

Se problemas como infecção, alergia, hemorragia e parada cardiorrespiratória ocorreram durante a cirurgia, são as chamadas INTERCORRÊNCIAS CIRÚRGICAS, eventos inesperados que não poderiam ser previstos ou alertados ao paciente.

Normalmente, acontecem em 2 a 10% das cirurgias, mesmo que a equipe médica tome todos os cuidados pré-operatórios com anamnese detalhada e realização de exames.

Nesses casos podem ser necessários novos procedimentos cirúrgicos, exames, curativos, medicamentos não previstos, diárias de internação e diversos outros itens cujas despesas são altas e correm por conta do paciente.

Já os problemas estéticos, identificados após a cirurgia como assimetrias, falta de proporção, volumes indesejados, cicatrizes e outros são classificados como INSATISFAÇÃO COM RESULTADO.

Nos casos de insatisfação, deve ser feito ao cirurgião um pedido de revisão da cirurgia, o que tem aumentado, especialmente nos casos de cirurgias como rinoplastia, mamoplastia e lipoaspiração.

Muitas vezes, os pedidos de uma segunda cirurgia acontecem por falta de transparência na relação entre paciente e médico e pela construção de expectativas irreais.

Normalmente, as cirurgias de revisão são custeadas pelo médico, mas, caso seja identificado que o paciente não seguiu à risca as recomendações pós cirurgia, pode ser ao contrário.

Vale lembrar que cada paciente responde do seu próprio jeito ao período pós-operatório, sendo diferentes as capacidades de cicatrização, eliminação de líquidos e reacomodação dos tecidos modificados. Aguarde totalmente o período de recuperação, o que pode levar até um ano, antes de tomar qualquer medida drástica como levar o cirurgião à justiça.

Para cobrir custos extra com intercorrências cirúrgicas existe o Cirurgia Segura, uma proteção financeira que reembolsa o paciente em até R$150 mil. Proteção para paciente, médico e hospital fiquem tranquilos e livres de despesas com intercorrências.

Peça ao seu médico para contratar essa grande tranquilidade, por um valor menor do que você imagina. Saiba mais em www.cirurgiasegura.com. Para mais informações, ligue 0800 61 3333.

Agora que você já tem a resposta para a pergunta o que acontece se minha cirurgia plástica der errado, compartilhe esse conteúdo com quem possa ter a mesma dúvida.