Choque Anafilático. Uma das mais temidas intercorrências

A anestesia é um procedimento comum e necessário em qualquer cirurgia de porte. Porém, ela traz consigo o risco de uma complicação crítica: o choque anafilático ou anafilaxia.

O choque anafilático é quando o paciente apresenta uma reação alérgica grave causada pelo anestésico. Tem início rápido e resulta em queda da pressão arterial, problemas na circulação, oxigenação, nos pulmões e no coração. Pode ser fatal.

COMO PREVENIR?

Não há prevenção contra choque anafilático. Não existem testes ou exames de laboratório para isso.

O mais importante são as informações corretas na entrevista pré-anestésica. O paciente deve informar ao médico se já teve alguma reação alérgica, principalmente se ela foi grave e necessitou de atendimento médico.

A sala de cirurgia é um local em que o paciente é exposto a diversos drogas e substâncias em um curto período. Em caso de alergia prévia, informe seu médico para que ele tome as medidas preventivas.

QUEM TEM MAIOR RISCO?

• Trabalhadores de saúde;
  • pacientes com operações prévias;
  • pacientes com histórico de alergia a anestésicos na família;
  • pacientes com rinite ou asma;
  • pacientes com alergias a drogas;
  • entre outros.

COMO É O TRATAMENTO?

O tratamento para choque anafilático exige que a equipe cirúrgica reconheça rapidamente o quadro clínico e tome as medidas necessárias. O foco é manter a pressão sanguínea, a oxigenação e a permeabilidade das vias respiratórias.

Os médicos devem checar e controlar os sinais vitais. Pode ser necessário administrar adrenalina, que é considerado um medicamento de primeira linha para tratar a anafilaxia.

OFEREÇA AOS SEUS PACIENTES A SEGURANÇA DE SER OPERADO COM A PROTEÇÃO FINANCEIRA DO CIRURGIA SEGURA.

REEMBOLSAMOS ATÉ R$150 MIL EM CASO DE INTERCORRÊNCIAS, POR UM VALOR MENOR QUE SEU PACIENTE IMAGINA E CUSTO ZERO PARA O CIRURGIÃO.

Se você já é cadastrado no Cirurgia Segura, faça a cotação no link https://admin.cirurgiasegura.com/login-site e apresente ao seu paciente.

Se não, cadastre-se pelo site https://admin.cirurgiasegura.com/register ou ligue 0800 61 3333.