O choque hipovolêmico é uma intercorrência emergencial causada pela perda, em grande quantidade, de líquidos e sangue. Devido à diminuição de líquidos vitais, o coração vai deixando de bombear sangue para o corpo, causando falência de vários órgãos e expondo o paciente ao risco de morte.

CAUSAS

A causa do choque hipovolêmico é uma hemorragia na qual se perde muito sangue. A hemorragia pode ser externa ou interna e pode acontecer por cirurgias, acidentes graves, quedas de grande altura, grandes queimaduras, cortes profundos e outros.

SINTOMAS DO CHOQUE HIPOVOLÊMICO

Os sintomas são facilmente identificáveis, principalmente se o sangramento for grande e externo, possibilitando o tratamento imediato. São eles: baixa pressão sanguínea, dedos e lábios azulados, sensação de desmaio, náuseas e vômito; cansaço excessivo e tontura, dor de cabeça, confusão mental e outros.

Em hemorragias internas, os sintomas podem ter reconhecimento mais difícil tornando o socorro mais lento. Crianças muito jovens e os idosos são mais susceptíveis ao choque hipovolêmico.

TRATAMENTO

A transfusão sanguínea e soro na veia, são as principais formas para se repor o sangue e os líquidos perdidos e se antecipar às complicações mais graves. Claro que diminuir ou estancar a hemorragia é fundamental.

O choque hipovolêmico é uma emergência grave com risco de morte. Por isso deve ser tratada o mais rápido possível pela equipe médica.

Os custos para tratar e recuperar um paciente que sofreu choque hipovolêmico podem ser maiores até que os custos da própria cirurgia original. O que pode complicar a vida de pacientes sem reserva financeira.

O CIRURGIA SEGURA é uma proteção financeira para cirurgias que reembolsa possíveis custos decorrentes de intercorrências.

Peça seu médico para se cadastrar e contratar em www.cirurgiasegura.com ou ligar 0800 61 3333.