Como é o pós-operatório em cirurgias oculares

Procedimentos cirúrgicos são sempre momentos que inspiram bastante preocupação. São muitos os preparos para que tudo ocorra bem, tanto antes quando durante a cirurgia.

Entretanto, o comportamento do paciente no pós-cirurgia é tão importante quanto nos outros momentos. Os cuidados pós-operatórios aumentam e muito as chances de sucesso e aceleram o processo de recuperação.

Em se tratando de cirurgias oculares, por ser o olho uma estrutura muito pequena e delicada, os cuidados durante o pós-operatório são ainda mais importantes e fazem toda a diferença entre uma recuperação rápida e complicações pós-operatórias dolorosas.

IMEDIATAMENTE APÓS A CIRURGIA

Concluída a cirurgia e realizada a recuperação da anestesia, você pode voltar para casa.  Entretanto, ainda é possível sentir tontura, desconforto, dor e alguns efeitos colaterais como:

• olhos marejados;
  • sensação de grãos nos olhos;
  • visão embaçada ou dupla;
  • olhos vermelhos.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS OCULARES

• Não leia, assista TV ou use o computador nas primeiras 24 h após a cirurgia;
  • ao sair, use óculos solar com proteção UV;
  • não esfregue os olhos, pois isso pode reabrir as incisões e deixá-las sujeitas ​​a infecções;
  • mantenha seus olhos lubrificados com lágrimas artificiais, o que acelera a cura e torna o momento mais confortável;
  • usar os óculos de proteção dados pelo médico irá reduzir o risco de lesões e infecções;
  • não faça exercícios e esportes até sua plena recuperação;
  • ao tomar banho, proteja seus olhos. Xampu e condicionador podem irritar a lesão, causar dor e inflamação;
  • evite banhos de imersão e sauna durante a recuperação. Isso aumenta o risco de infecção pós-operatória;
  • não use maquiagem nos olhos durante a recuperação.

Se você sentir que sua visão piorou (embaçamento, sombras em seu campo de visão, perda de visão periférica etc.), chame seu médico imediatamente, pois podem ser sinais de complicações.

Em caso de dor, inflamação, vermelhidão, secreção anormal ou outros sinais de infecção, entre em contato com o médico imediatamente. Mesmo infecções leves podem piorar e prejudicar a saúde ocular, portanto, uma intervenção precoce é vital.

Seguindo as instruções de cuidados no pós-operatório em cirurgias oculares, você terá maiores chances de uma recuperação tranquila e isenta de intercorrências.

O CIRURGIA SEGURA é uma proteção financeira para cirurgias que reembolsa possíveis custos decorrentes de intercorrências.

Peça seu médico para se cadastrar e contratar em www.cirurgiasegura.com ou ligar 0800 61 3333.

Como é o pós-operatório em cirurgias oculares