Como minimizar o desgaste médico-paciente
Atualmente, a relação médico-paciente vem sendo impactada por diversos fatores que, se não forem bem gerenciados, podem causar desgaste, diminuindo os efeitos do tratamento.
O envelhecimento da população e a transformação digital são dois dos principais fatores. Apesar das mudanças, a essência da medicina continua a mesma: pessoas tratando de pessoas.
No intuito de minimizar o desgaste médico-paciente, preparamos essas interessantes dicas. Leia, pratique e compartilhe com outros colegas médicos.
CONFIANÇA MÚTUA
Estabelecer um vínculo de confiança entre médico e paciente é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Porém, são vários os fatores necessários para se criar confiança.
Invista em atenção, pois, muitas vezes, é isso que o paciente mais deseja. Compaixão, empatia, diálogo aberto, boa comunicação e confidencialidade também são fatores de grande importância para criar confiança.
HUMANIZAÇÃO
O mundo já se encontra muito automatizado e estamos apenas no começo. Daí a importância da humanização do relacionamento médico-paciente.
Tão importante quanto um bom diagnóstico e o sucesso do tratamento prescrito, são as ações, gestos e postura do médico. Mesmo em uma consulta on-line, é possível praticar mais humanização no atendimento.
COMUNICAÇÃO
Invista em uma conversa clara e sem muitos termos técnicos e complexos. O “mediquês” atrapalha o entendimento e prejudica o tratamento, principalmente com pacientes pouco instruídos.
LIDANDO COM O DR. “GOOGLE”
Desde que pacientes começaram a usar sites de buscas como o Google, a relação nunca mais foi a mesma, e não tem volta.
Hoje, o paciente já chega mais informado e empoderado com as informações da pesquisa. Porém, isso é muito perigoso, principalmente devido às fake news.
Deixe claro que o diagnóstico preciso envolve histórico pessoal e familiar, uso de medicamentos, análise de hábitos e de outras patologias, exame físico e complementares. A confiança é fundamental nesse momento.
INDIQUE A CONTRATAÇÃO DO CIRURGIA SEGURA
Quando há necessidade de cirurgia, o médico deve ser claro quanto à possibilidade de intercorrências e suas consequências, inclusive as financeiras.
Nesse momento, o melhor parceiro é o Cirurgia Segura, proteção financeira que minimiza impactos econômicos das intercorrências, reembolsando até R$150.000 de despesas inesperadas.
Com Cirurgia Segura, a relação do paciente com o médico e, também, com o hospital, são preservadas, evitando problema judiciais e de imagem, principalmente em época de relevância das redes sociais.
Conheça e cadastre-se pelo site www.cirurgiasegura.com ou 0800 61 3333.