Histerectomia, cirurgia para retirada do útero.

A histerectomia, cirurgia para a retirada do útero é a mais comum em mulheres depois da cesariana. Calcula-se que, no Brasil, cerca de 20% a 30% das mulheres serão submetidas a esta cirurgia até os 60 anos.

A retirada do útero pode ser indicada como medida preventiva ou para amenizar a evolução do câncer de colo de útero.

Também pode ser utilizada no tratamento de problemas como mioma uterino, dor pélvica, sangramento uterino, endometriose e prolapso uterino.

TIPOS DE HISTERECTOMIA

HISTERECTOMIA PARCIAL: remoção da parte superior do útero e do colo do útero;

HISTERECTOMIA COMPLETA: remoção do útero, incluindo o colo do útero;

HISTERECTOMIA RADICAL: remoção do útero e dos ligamentos do órgão, do colo do útero e de tecido da vagina em torno do colo do útero.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA PARA RETIRADA DO ÚTERO

Durante as cirurgias ginecológicas podem ocorrer dissecções próximas à bexiga, reto, ureter e grandes vasos da pelve. O risco de complicações depende da extensão da cirurgia, da abordagem cirúrgica e das características da paciente.

As principais intercorrências em cirurgias ginecológicas são: infecções, hemorragias, lesões de órgãos e estruturas adjacentes, deiscência de suturas, aderências e sinequias, dano térmico, fístulas, prolapsos, tromboembolismos e embolias.

As intercorrências mais comuns são as infecções, que representam uma incidência de 6 a 20% em cirurgias ginecológicas, sangramentos 1% e lesões de regiões ou órgãos adjacentes de 1 a 2%.

Toda intercorrência traz consigo despesas extras e imprevistas a fim de cobrir cirurgias reparadoras, novas diárias hospitalares, exames, curativos e outras.

O CIRURGIA SEGURA é uma proteção financeira para cirurgias que reembolsa possíveis custos decorrentes de intercorrências.

Peça seu médico para se cadastrar e contratar em www.cirurgiasegura.com ou ligar 0800 61 3333.

Histerectomia, cirurgia para retirada do útero.