Obstrução das tubas uterinas: o que é e como tratar?

Anteriormente chamadas de trompas de falópio, as tubas uterinas são importantes estruturas do sistema reprodutor feminino, cuja função é transportar óvulos e embriões.

Quando há obstrução das tubas uterinas ocorre a infertilidade feminina, pois fica impedido o encontro dos gametas ou dificulta a passagem do embrião já em desenvolvimento.

A obstrução pode ser causada por doenças infecciosas, endometriose, cirurgias e ainda por anomalias congênitas. Ela pode ocorrer em uma ou ambas as tubas e o bloqueio pode ocorrer de forma parcial ou total.

O maior problema da obstrução das tubas uterinas é a infertilidade. A fecundação pode até acontecer, porém existe o risco de gravidez tubária ou ectópica, que é a gestação fora da cavidade uterina, o que traz sérios riscos para a gestante.

TRATAMENTO DA OBSTRUÇÃO DAS TUBAS UTERINAS

O tratamento para a desobstrução das tubas uterinas é feito através de cirurgia de laparoscopia, que é menos invasiva, sem incisões, pois é feita por vídeo.

Entretanto, o procedimento cirúrgico nem sempre garante a restauração da fertilidade, pois a tuba poderá não funcionar adequadamente ou poderá se obstruir novamente. Nesses casos, a saída seria a FIV, fertilização in vitro.

RISCOS

Toda cirurgia, por mais simples que pareça oferece riscos e pode trazer intercorrências como: parada cardiorrespiratória, choque anafilático, hemorragia, infecções e outros.

Toda intercorrência traz consigo despesas extras e imprevistas a fim de cobrir cirurgias reparadoras, novas diárias de hospital, exames, curativos e diversas outras.

O CIRURGIA SEGURA é uma proteção financeira para cirurgias que reembolsa possíveis custos decorrentes de intercorrências.

Peça seu médico para se cadastrar e contratar em www.cirurgiasegura.com ou ligar 0800 61 3333.