O que são cirurgias combinadas e por que elas oferecem maior risco?
Cirurgia combinada ou associada é aquela na qual se realiza mais de um procedimento em uma mesma intervenção operatória.
Os objetivos são: utilizar o mesmo tempo de recuperação para duas ou mais cirurgias, compartilhar anestesia e internação hospitalar e reduzir custos.
PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES
Mamoplastia + lipoaspiração + abdominoplastia
Cirurgia das pálpebras + lifting facial
Abdominoplastia + lipoescultura
Rinoplastia (nariz) + lifting facial
Lipoaspiração + gluteoplastia (prótese no bumbum)
Porém, a realidade é que nem tudo são flores. Existem sérios riscos de intercorrências nessa prática. Fique atenta e leia até o final.
Os principais riscos das cirurgias associadas estão ligados ao aumento do tempo e da área, pois, cirurgias longas demais e áreas cirurgiadas muito extensas aumentam as chances de problemas como anemia, embolia e outros.
O CFM – Conselho Federal de Medicina determina que não se deve ultrapassar a modificação de mais 40% de extensão corporal em um mesmo procedimento cirúrgico.
Quanto ao limite de tempo sob qual o paciente permanecerá anestesiado é de 6 a 8 horas. As cirurgias associadas não devem ultrapassar esse período.
Há também restrições quanto ao tipo de cirurgias associadas. Elas devem ocorrer, de preferência, em um mesmo local ou adjacências.
Não é recomendado associar cirurgias da face com as do corpo, pois isso limitaria muito os movimentos da paciente em um mesmo período, tornando a recuperação mais penosa.
Para se ter a avaliação correta da relação benefício-risco da cirurgia associada é necessária uma franca conversa com seu cirurgião plástico.
As chances de ocorrer intercorrências em cirurgias comuns podem variar de 4 e 10% das cirurgias. Agora imagine em cirurgias associadas.
SEGUNDO DADOS DO CIRURGIA SEGURA, NO TOP 10 DAS CIRURGIAS QUE MAIS CAUSAM INTERCORRÊNCIAS, 6 SÃO ASSOCIADAS.
Além de medo e insegurança as intercorrências podem trazer despesas extras com novos procedimentos cirúrgicos como exames, curativos, medicamentos, diárias de internação e UTI. Em alguns casos, os custos extras podem ser maiores que até a própria cirurgia, pegando todos de surpresa.
AUMENTANDO A SEGURANÇA FINANCEIRA
Custos extras oriundos das intercorrências podem ser resolvidos contratando o CIRURGIA SEGURA, proteção financeira que reembolsa até R$150 mil.
PROTEÇÃO FINANCEIRA DE ATÉ R$ 150 MIL PARA O REEMBOLSO/PAGAMENTO DE DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES
Peça seu médico para contrata em www.cirurgiasegura.com ou ligando 0800 61 3333.
Em cirurgias, segurança nunca é demais.
O que são cirurgias combinadas e por que elas oferecem maior risco?