O que são cirurgias combinadas e por que elas oferecem maior risco?

Cirurgia combinada ou associada é aquela na qual se realiza mais de um procedimento em uma mesma intervenção operatória.

Os objetivos são: utilizar o mesmo tempo de recuperação para duas ou mais cirurgias, compartilhar anestesia e internação hospitalar e reduzir custos.

PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES

Mamoplastia + lipoaspiração + abdominoplastia

Mamoplastiaabdominoplastia

Cirurgia das pálpebras + lifting facial

Abdominoplastia + lipoescultura

Rinoplastia (nariz) + lifting facial

Lipoaspiração + gluteoplastia (prótese no bumbum)

Porém, a realidade é que nem tudo são flores. Existem sérios riscos de intercorrências nessa prática. Fique atenta e leia até o final.

Os principais riscos das cirurgias associadas estão ligados ao aumento do tempo e da área, pois, cirurgias longas demais e áreas cirurgiadas muito extensas aumentam as chances de problemas como anemia, embolia e outros.

O CFM – Conselho Federal de Medicina determina que não se deve ultrapassar a modificação de mais 40% de extensão corporal em um mesmo procedimento cirúrgico.

Quanto ao limite de tempo sob qual o paciente permanecerá anestesiado é de 6 a 8 horas. As cirurgias associadas não devem ultrapassar esse período.

Há também restrições quanto ao tipo de cirurgias associadas. Elas devem ocorrer, de preferência, em um mesmo local ou adjacências.

Não é recomendado associar cirurgias da face com as do corpo, pois isso limitaria muito os movimentos da paciente em um mesmo período, tornando a recuperação mais penosa.

Para se ter a avaliação correta da relação benefício-risco da cirurgia associada é necessária uma franca conversa com seu cirurgião plástico.

As chances de ocorrer intercorrências em cirurgias comuns podem variar de 4 e 10% das cirurgias. Agora imagine em cirurgias associadas.

SEGUNDO DADOS DO CIRURGIA SEGURA, NO TOP 10 DAS CIRURGIAS QUE MAIS CAUSAM INTERCORRÊNCIAS, 6 SÃO ASSOCIADAS.

Além de medo e insegurança as intercorrências podem trazer despesas extras com novos procedimentos cirúrgicos como exames, curativos, medicamentos, diárias de internação e UTI. Em alguns casos, os custos extras podem ser maiores que até a própria cirurgia, pegando todos de surpresa.

AUMENTANDO A SEGURANÇA FINANCEIRA

Custos extras oriundos das intercorrências podem ser resolvidos contratando o CIRURGIA SEGURA, proteção financeira que reembolsa até R$150 mil.

PROTEÇÃO FINANCEIRA DE ATÉ R$ 150 MIL PARA O REEMBOLSO/PAGAMENTO DE DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES

Peça seu médico para contrata em www.cirurgiasegura.com ou ligando 0800 61 3333.

Em cirurgias, segurança nunca é demais.

O que são cirurgias combinadas e por que elas oferecem maior risco?