Atendimento 24h - 0800 61 3333

Perigos da anemia no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas

Lipoaspiração e abdominoplastia estão entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no Mundo.

Com a evolução das técnicas empregadas, o uso de equipamentos mais modernos e o aumento da segurança no ambiente cirúrgico, as lipoaspirações passaram a ser executadas em áreas corporais cada vez mais extensas. Daí surgem preocupações sobre a segurança dos pacientes, pois a remoção de grandes quantidades de tecido adiposo tem levado a alterações hematológicas.

As principais entidades do setor como SBCP e CFM têm feito recomendações para aumentar a segurança, no que tange infiltração, anestesia, seleção do paciente, volume aspirado, entre outros.

Por isso, os cirurgiões devem estar atentos ao parâmetros recomendados sobre volumes de segurança do aspirado e superfície corporal aspirada. O objetivo é avaliar as alterações dos níveis de hemoglobina, ferro sérico e proteínas totais no pré e pós-operatório imediato e seus reflexos nos pacientes.

A boa avaliação pré-operatória é a chave para a realização de um procedimento cirúrgico seguro, e isso inclui o conhecimento anatomofisiológico minucioso, com atenção especial para identificar fatores que possam predispor a complicações.

Segundo dados estatísticos do Cirurgia Segura, nos últimos 5 anos o índice de intercorrência em cirurgias plásticas no Brasil foi de 4% sobre o total de cirurgias. Dentre as intercorrências, a que mais se destaca é justamente a anemia pós-cirúrgica.

DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS, ENTRE 2020/2021, 1% DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS COM A PROTEÇÃO DO CIRURGIA SEGURA TIVERAM INTERCORRÊNCIAS RELACIONADAS À ANEMIA PÓS-CIRÚRGICA. O CUSTO MÉDIO PARA TRATAMENTO DE ANEMIA FOI DE R$ 4.450,00.

 A anemia ocorre principalmente em pós-cirúrgicos relacionados a lipoaspiração, a abdominoplastia ou ambos os procedimentos associados. Ou a outras cirurgias cujo tempo médio esteja entre 4 e 6 horas de duração.

Para oferecer tranquilidade financeira aos seus pacientes em situações de risco como a da anemia pós-cirúrgica, existe o Cirurgia Segura uma PROTEÇÃO FINANCEIRA DE ATÉ R$ 150 MIL PARA REEMBOLSAR DESPESAS INESPERADAS para o tratamento da intercorrência.

Peça a visita de um de nossos representantes pelo telefone 0800 61 3333 ou pelo site www.cirurgiasegura.com.

Saiba mais em RBCP – Segurança do paciente: alterações da hemoglobina e ferro sérico após lipoaspiração e/ou abdominoplastia

Perigos da anemia no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas