Seroma: o que é, tratamento e prevenção

O seroma é uma complicação cirúrgica muito comum, caracterizada pelo acúmulo de líquido sob a pele, próximo à cicatriz.

Este acúmulo de líquido pode ocorrer após cirurgias plásticas como abdominoplastia, lipoaspiração, cirurgias da mama, sendo resultado da inflamação causada pelo procedimento e reações de defesa do corpo.

O seroma pequeno pode ser reabsorvido naturalmente pela pele. Em alguns casos, é necessária a realização de uma punção com seringa, para retirada do excesso de líquido.

Para diminuir essa complicação, é muito indicado a utilização de cintas pós-cirúrgicas ou curativos compressivos após a cirurgia, além de todos os cuidados necessários para facilitar a cicatrização.

TRATAMENTO

O tratamento do seroma só será necessário quando houver um grande acúmulo de líquidos ou com o surgimento da dor no local, pois, nos casos mais leves, o corpo é capaz de absorver o excesso de líquido.

Porém, quando é necessário, o tratamento é feito com a remoção do líquido com uma agulha e seringa ou colocação de um dreno, que é um pequeno tubo inserido na pele diretamente até ao seroma, permitindo que o líquido seja retirado.

PREVENÇÃO

• o médico precisa evitar espaços vazios no fechamento do tecido celular subcutâneo;
  • usar drenos de aspiração contínua se houver algum tipo de secreção;
  • utilizar curativos compressivos e cintas pós cirúrgicas.
  • é fundamental que o paciente siga todas as orientações do pós-cirúrgico, de forma rigorosa.

O valor médio reembolsado/pago por uma intercorrência de seroma é de R$ 1.605,00, sendo o valor mais alto já reembolsado para pagamento de despesas médicas e hospitalares de R$ 13.605,00 proveniente de uma cirurgia de abdominoplastia.

OFEREÇA AOS SEUS PACIENTES A SEGURANÇA DE SER OPERADO COM A PROTEÇÃO FINANCEIRA DO CIRURGIA SEGURA.

REEMBOLSAMOS ATÉ R$150 MIL EM CASO DE INTERCORRÊNCIAS, POR UM VALOR MENOR QUE SEU PACIENTE IMAGINA E CUSTO ZERO PARA O CIRURGIÃO.

Se você já é cadastrado no Cirurgia Segura, faça a cotação no link https://admin.cirurgiasegura.com/login-site e apresente ao seu paciente.

Se não, cadastre-se pelo site https://admin.cirurgiasegura.com/register ou ligue 0800 61 3333.