Dicionário das intercorrências na cirurgia plástica.

Como em toda a medicina, a especialidade cirurgia plástica é repleta de nomes diferentes, inclusive no assunto intercorrências que são os problemas que podem acontecer durante ou após a cirurgia.

Quando surge uma intercorrência, podem ser necessários novos procedimentos como: exames, curativos, novos medicamentos, diárias de internação e até uma segunda cirurgia.

Portanto, para que você fique ciente, o Cirurgia Segura oferece o valioso DICIONÁRIO DAS INTERCORRÊNCIAS NA CIRURGIA PLÁSTICA. Confira.

1. CHOQUE ANAFILÁTICO

É quando o paciente apresenta uma reação alérgica grave causada pelo anestésico. Tem início rápido e resulta em queda da pressão arterial, problemas na circulação, oxigenação, nos pulmões e no coração. Pode ser fatal.

1. CHOQUE HIPOVOLÊMICO

Perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Isso faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco.

1. CICATRIZ HIPERTRÓFICA

Aquela que fica um pouco endurecida e mais alta, ou grossa. Não é a queloide.

1. CONTRATURA CAPSULAR

Cicatrização esférica da cápsula que envolve as próteses mamárias. Deixam as mamas endurecidas, distorcidas e, às vezes, doloridas.

1. DEISCÊNCIA DE SUTURA

Conhecida como abertura dos pontos, é uma complicação grave na qual as bordas da ferida acabam abrindo e se afastando, o que aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.

1. EDEMA

Inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

Quando acontecem as intercorrências, além do perigo e do estresse, também pode haver aumento de custos com despesas médico-hospitalares.

1. EQUIMOSE

Sangramento com infiltração de sangue nos tecidos do corpo, como a pele, causado pelo rompimento vasos sanguíneos, cuja manifestação são manchas roxas.
A equimose é o rompimento de vasos capitares, diferente dos hematomas que ocorrem quando vasos de maior calibre são rompidos

1. FIBROSE

A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma de uma cirurgia, ou seja, é a cicatrização. Quanto maior a área da cirurgia, maior a formação de fibrose. Paciente que não fazem um bom pós-operatório podem apresentar um grau de fibrose mais elevado.

1. HEMATOMA

O hematoma é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos. O hematoma é decorrente de alguma lesão ou trauma como uma cirurgia. É identificado como uma mancha na pele que pode ser vermelha, azul, roxa ou até preta.

1. QUELOIDE

É uma cicatriz volumosa de cor vermelha ou escura, grande e endurecida. É o crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento ou cirurgia. Algumas pessoas têm maior tendência a desenvolver queloide.

1. SEROMA

Acúmulo de líquido, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos após o procedimento cirúrgico.

1. TROMBO EMBOLIA PULMONAR

É uma intercorrência grave que acontece pela migração de um coágulo de sangue para o pulmão. Há bloquei do oxigênio e pode levar à morte.

1. TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

É a coagulação do sangue em uma veia profunda de um membro (em geral de panturrilha, coxa) ou pelve. É a principal causa da trombo embolia pulmonar.

O CIRURGIA SEGURA É UMA PROTEÇÃO FINANCEIRA QUE REEMBOLSA ATÉ R$150 MIL EM DESPESAS MÉDICAS PARA O RESTABELECIMENTO DO PACIENTE QUE SOFREU INTERCORRÊNCIA.

Peça ao seu médico para contratar essa grande tranquilidade, por um valor menor do que você imagina.  Ligue 0800 61 3333 ou acesso cirurgiasegura.com

Dicionário das intercorrências na cirurgia plástica.